segunda-feira, 2 de junho de 2008

À maneira de Raymond Queneau, Exercices de Style

Exercícios de estilo

A partir de um excerto de Memorial do Convento:

Página 39

Ao outro dia, aí pelas onze horas dele, bateu à portaria do convento um estudante, cujo convém dizer logo que desde há tempos andava pretendendo o hábito da casa, frequentando com grande assiduidade os frades dela, e esta informação se dá, primeiro, por ser verdadeira e sempre servir a verdade para alguma coisa, e, segundo, para auxiliar quem se dedique a decifrar actos cruzados, ou palavras cruzadas quando as houver, enfim, bateu o estudante à portaria e disse que queria falar ao prelado.

Notas:

Num dia; pelas onze horas. Estudante frequente e assíduo bate a porta do convento porque quer falar ao prelado. A informação é verdadeira, porque a verdade para alguma coisa e auxilia a decifrar actos e palavras cruzadas que existam.

Retrógado:

Dizendo que queria falar com o prelado, a portaria bateu o estudante, enfim, palavras cruzadas ou actos cruzados, quando os há, são decifrados por quem se dedique auxiliando, segundo a teoria que sempre serve a verdade para alguma coisa e primeiro, por ser verdade a informação de que os frades da casa são com grande assiduidade frequentados, pois o hábito está pretendendo há tempos, convém dizer, o tal um estudante que à portaria do convento bateu, aì pelas onze horas, ao outro dia.

Hesitações:

Terá sido no outro dia? Não me recordo bem, mas sim, acho que foi… De manhã? À tarde? Talvez ai pelas onze horas dele. Bem, bateu acho que um estudante, agora não sei se terá sido à portaria de um convento ou de uma capela, mas acho que há algum tempo que pretendia alguma coisa… Mas o quê? Talvez o hábito da casa… Sim, não tenho a certeza, mas acho que frequentava o sítio muitas vezes. Mas será esta informação verdadeira? Talvez. E será que serve a verdade para alguma coisa perante tanta dúvida? Não sei… Nem sei se haja quem se dedique a decifrar actos e palavras cruzadas, e muito menos sei se as há. Ai, enfim… acho que ele bateu a portaria e queria ou falar ao prelado ou… se calhar era à sua irmã, não tenho a certeza.

Euforia; Exclamação:

Bem! No outro dia, aí pelas onze horas, houve um acontecimento inédito! Um estudante bateu à porta do convento! E mais! Não é que já andava há tempos a frequentar o mesmo com uma extraordinária assiduidade? E tenho a certeza do que digo, porque primeiro se esta informação foi-me dada e tenho a certeza que se me foi dada é por ser verdadeira e porque a verdade há-de servir para qualquer coisa! E depois, eh pá… mas que acontecimento, ainda nem estou em mim! Bem, como eu estava a dizer, segundo porque há quem goste de decifrar estes casos maravilhosos da vida! Foi fenomenal, nem eu tinha ouvido acontecimento mais polémico há tanto tempo! E o mais engraçado de tudo, é que o estudante até bateu a porta e pediu para falar ao prelado! Inacreditável, não?!

Contra-capa de livro:

Um extraordinário romance que nos leva a reflectir sobre a verdadeira essência da verdade, no seu mais puro estado. Um romance que nos faz sonhar, ver e reviver as nossas próprias experiências através da história de um estudante que se torna num protagonista cúmplice para com o leitor, fazendo-o questionar-se sobre as nossas fontes e sobre quem as questiona e decifra. Um romance para ler e reler, para saborear e aproveitar.

“bateu o estudante à porta e disse…”

Carta Oficial:

Ex. Senhor;

Venho por este meio comunicar-lhe o mais recente acontecimento que por aqui se pode assistir. No outro dia tivemos a honra de termos sido visitados por um jovem estudante, bastante interessado nas nossas instalações e no hábito da casa. Podemos nós lhe garantir o seu interesse, devido à sua inabalável assiduidade e à veracidade destes factos, que provam que a verdade existe para alguma coisa, pois existem testemunhas que confirmam este prestável caso. Podemos ainda acrescentar-lhe que o jovem estudante veio com boas intenções e estamos confiantes de que haverá uma próxima visita por parte deste.

Prometemos estar atentos à situação e enviaremos notícias, se as houver.

Com os melhores cumprimentos;

O Prelado.

Estrangeirado:

At the other day, aí pelas eleven horas, an etudant knock knock knocking at the convento’s door, que há tempos o frequentava avec grand assiduidade. Esta informação é verdadeira porque wahr serve sempre para quelque chose e depois, auxilia quem se dedica a decifrar these crazy acts or words cruzadas quando they shows. Well, knock knock knockin on the convento’s door et the pequeno estudante queria um “parlápié” com o prelado.

Problema/Enunciado:

Considerando o dia X com as horas Y, resolva a seguinte equação tendo em conta o tempo real desde quando o estudante que se dedicava fielmente à frequência do convento bateu à sua porta até ao momento em que pediu para falar com o prelado, tendo em conta que a verdade M se encontra num plano de auxilio M’ que deverá usar para decifrar ou actos cruzados denominados por L ou palavras cruzadas denominadas por K. Resolva a equação de forma a que P seja verdadeiro e que P’ sirva para alguma coisa.

Joana Rosa, 12º K

Um comentário:

miguel koreleone disse...

wow :O que giro as varias maneiras de dizer a mesma coisa