segunda-feira, 2 de junho de 2008

Variações sobre um tema à maneira de Raymon Queneau (Exercices de Style)

A Arte Da Fuga

Miguel Fernandes, nº18 12ºk 2008

Excerto Original do Memorial Do Convento a partir do qual as variações foram feitas:

Já se deitaram. Esta é a cama que veio da Holanda quando a rainha veio da Áustria, mandada fazer de propósito pelo rei, a cama, a quem custou setenta e cinco mil cruzados, que em Portugal não há artífices de tanto primor, e, se os houvesse, sem dúvida ganhariam menos. A desprevenido olhar nem se sabe se é de madeira o magnifico móvel, coberto como está pela armação preciosa, tecida e bordada de florões e relevos de ouro, isto não falando do dossel que poderia servir para cobrir o papa.


Pormenorização

Já se deitaram, era perto das 22h42. Esta é a cama de pinho envernizado, com acabamentos feitos em Portugal, que veio da Holanda quando a rainha veio da Áustria, mandada fazer de propósito pelo rei, a cama de pinho envernizada e com acabamentos feitos em Portugal, a quem custou setenta e cinco mil cruzados, que em Portugal, país que fica ao lado de Espanha formando a península ibérica com a mesma, note-se que não há artífices de tanto primor, e, se os houvesse, sem dúvida ganhariam menos. A desprevenido olhar nem se sabe se é madeira o magnífico móvel, coberto e revestido como está pela armação preciosa que envolve e aguenta todo o peso do magnífico móvel, tecida e bordada de florões e relevos de ouro, material mineral raríssimo, isto não falando do dossel que poderia servir para cobrir o papa.

Gerúndio

Já se iam deitando. Esta é a cama que tendo vindo da Holanda quando a rainha veio da Áustria mandada fazer de propósito pelo rei, a cama, a quem custando setenta e cinco mil cruzados, que em Portugal não havendo artífices de tanto primor, e, se os houvesse, sem dúvida ganhariam menos. A desprevenido olhar nem se sabe se é de madeira o magnifico móvel, coberto com está pela armação preciosa, tecida e bordada de florões e relevos de ouro, isto não falando do dossel podendo servir para cobrir o papa.

Interrogativo

Já se deitaram? É esta a cama que veio da Holanda quando a rainha veio da Áustria, mandada fazer de propósito pelo rei? A cama, a quem custou setenta e cinco mil cruzados? Que em Portugal não há artífices de tanto primor, e, se os houvesse ganhariam menos? E a desprevenido olhar? Como se saberá se é de madeira o magnifico móvel, coberto como está pela armação preciosa? E o porquê de tecida e bordada de florões e relevos de ouro? E poderá o dossel servir para cobrir o papa?

Presente

Deitam-se. Esta é a cama que veio da Holanda quando a rainha vem da Áustria, mandada fazer de propósito pelo rei, a cama que custou setenta e cinco mil cruzados, que em Portugal não há artífices de tanto primor, e, se os há sem dúvida que ganham menos. A desprevenido olhar não se sabe se é de madeira o magnifico móvel, coberto como está pela armação preciosa, tecida e bordada de florões e relevos de ouro, isto para não falar do dossel que pode servir para cobrir o papa.

Ciganês

Aí deitaram-sí. Esta é a cama que veio da Holanda quando a rainha aí esse sapo, veio da Áustria, aí que foi amandada da fazerí de propósito pelo rei baia, aquela acostou setenta e cinco milí cruzados, que em Portugal ná há artífices de tanto valorí, e, se existem aí sem dúvida que ná recebem tanto. Quanto mais aos olhares daqueles sabugos dum raio que nan sabem nem olhar para o piriquito ,nem sabem se é de madeira o raio da cama, que anda coberto como anda pela armação que é tão preciosa que se morra o meu avô, e odepois ainda é tecida e bordada de florões e relevos de ouro, báia isto para ná falar do dossel que ainda quase dava para cobrir o papa.

Sinónimos

Já foram dormir. Esta é a cama que mandaram vir da Holanda quando a rainha regressou da Áustria, criada especialmente pelo rei, a cama, a quem a despesa saiu em setenta e cinco mil guerreiros que tomavam parte nas cruzadas, que em Portugal não há inventor de tanta perfeição, e, se os houvesse, sem qualquer questão venceriam pouco. A desacautelado olhar nem se sabe se é de parte lenhosa compacta e dura das plantas o esplendoroso objecto de mobília, tapado como está pela vestimenta metálica valiosa, cozida e bordada de florões e altos e baixos de matéria mineral muito valiosa, isto não dizendo do dossel que virá a ser útil para tapar sua santidade.

Nenhum comentário: