sexta-feira, 28 de setembro de 2007

As efemérides e o programa

25 DE SETEMBRO DE 1993- É LANÇADO AO ESPAÇO O 1º SATÉLITE PORTUGUÊS, POSAT I

"Em poucos minutos, a máquina atinge a costa do mar, parece que a está puxando o sol para a levar ao outro lado do mundo. [...] Pouco a pouco, a máquina começa derivar para nordeste, em linha recta, obliquando na direcção da terra, sujeita à dupla atracção da luz, que rapidamente enfraquece, mas ainda tem forças para a sustentar no espaço, e da escuridão nocturna[...] O sol está pousado no horizonte do mar, como uma laranja na palma da mão, é um disco metálico retirado da forja para arrefecer, já o seu brilho não fere os olhos, foi branco, cereja, rubro, vermelho, ainda fulge, mas sombriamente, está a despedir-se, adeus, até amanhã,[...]"

in SARAMAGO, José. Memorial do Convento. 19ª ed. Lisboa.Caminho.1989

28 DE SETEMBRO DE 1918 ESTREIA HISTÓRIA DO SOLDADO, DE STRAVINSKY


Stravinsky marcou a história da música com a sua peça "A Sagração da Primavera". É considerada uma obra emblemática da música moderna, não só pela ruptura estética que representou, mas pela reação raivosa que suscitou na sua primeira apresentação, em 1913.
Aos 20 anos, estudou com o famoso compositor Rimsky-Korsakov, que exerceu grande influência sobre a sua música. O início da carreira de Stravinsky foi influenciado também pela riqueza rítmica de Tchaikovsky e pelas inovações harmônicas de Debussy.

Inspirado em grande medida por esse material musical, Stravinsky compôs para o ballet russo, a pedido do director artístico da companhia e seu grande amigo Sergei Dyaghilev, "O Pássaro de Fogo", de 1910, "Petrushka", em 1911, e sua obra prima "A Sagração da Primavera", de 1913, entre outras peças.

Na sua primeira apresentação, em Paris, "A Sagração da Primavera" enfureceu o público e a crítica, que vaiaram a peça -coreografada pelo lendário Nijinsky- e consideraram-na excessivamente rítmica e musicalmente pobre. A reacção do público foi tão brutal que não foi possível ouvir a música.

Anos mais tarde, Stravinsky incluiria a seguinte nota na partitura de "A Sagração": "Que os ouvintes desta peça nunca sejam vítimas do deboche de que ela foi alvo e de que fui testemunha no Théatre des Champs-Elysées, Paris, Primavera de 1913".

Apesar da estreia turbulenta, "A Sagração da Primavera" tornou-se uma das obras mais comentadas da literatura musical. Com o uso inédito da orquestra em passagens fortemente marcadas por ritmos irregulares, a música evoca danças primitivas num ritual de sacrifício e adoração à Terra, em movimentos que têm nomes enigmáticos como "Círculos misteriosos de adolescentes", "Glorificação da eleita" e "Evocação dos antepassados".

28 DE SETEMBRO DE 1888- NASCE T. S. ELIOT
(No mesmo ano de nascimento de Fernando Pessoa)

"[...]
Quem é o terceiro que caminha sempre a teu lado?
Quando conto, só vejo nós dois
Mas quando olho adiante na estrada branca
Há sempre outro caminhando a teu lado,
Deslizando envolvido num manto castanho, embuçado,
Não sei se homem ou mulher
- Mas quem é que caminha a teu lado?
[...]"

ELIOT, T. S. A Terra sem Vida. 2ªa ed. Lisboa. Editora Ática. 1984

(T. S Eliot residia em Londres. Depois da guerra, nos anos vinte, ele passou muito tempo com outros grandes artistas na avenida Montparnasse, em Paris, onde foi fotografado por May Ray. A poesia francesa exerceu grande influência na obra de Eliot, em particular o simbolista Charles Baudelaire, cujas imagens da vida em Paris serviram de modelo para a imagem de Londres pintada por Eliot. Ele começou então a estudar sânscrito e religiões orientais, chegando a ser aluno do renomado armênio G. I. Gurdjieff. A obra de Eliot, após a sua conversão ao cristianismo pela Igreja Anglicana, é frequentemente religiosa em sua natureza e tenta preservar o inglês arcaico e alguns valores europeus que ele julgava serem importantes. Em 1928, Eliot resumiu suas crenças muito bem no prefácio de de seu livro "Para Lancelot Andrews": "O ponto de vista geral [dos assuntos do livro] pode ser descrito como classicista na literatura, monarquista na política e anglo-católico na religião." Essa fase inclui trabalhos poéticos como Ash Wednesday, The Journey of the Magi, e Four Quartets.)
in Wikipédia

Nenhum comentário: