quinta-feira, 20 de setembro de 2007

MODELO DE…

Relatório da aula de Português da turma do 12º ....do dia .... de Setembro de 2007


A professora apresentou-se aos alunos e indagou os seus nomes. Não estavam presentes os alunos ………

Seguidamente, a professora falou sobre o programa do 12º ano, que consta de:
(ver nos posts abaixo)...

e do 1º período que se encontra apresentado da seguinte forma: (ver nos posts abaixo)

Foram marcadas as datas dos testes para os dias….. (variáveis, consoante as turmas)

O livro adoptado na escola é o Plural para o 12º ano, da Lisboa Editora.

A professora criou um blog que funcionará como dossier de turma virtual e cujo endereço é www.ijotakapa.blospot.com, que pretende dar apoio pedagógico, didáctico e informativo às suas três turmas de 12º ano. Pediu aos alunos que o consultem com frequência, pois este apresentará informação actualizada e importante do que for sendo feito e falado na aula, em termos posteriores ou antecipados.
Fez também circular uma folha onde pediu que os alunos escrevessem os seus e-mails a fim de esta poder constituir também mais uma forma de comunicar com os alunos para além das aulas ou do blog.
Informou que em todas as aulas haverá um aluno a tomar notas para elaborar o diário e outro fará o mesmo para o relatório. O primeiro é pessoal e subjectivo e o segundo é impessoal, neutro, objectivo e informativo (poderá ser de grande utilidade para um aluno que tenha faltado, por exemplo). Haverá um aluno responsável por avisar os colegas que nesse dia se encarregarão de os fazer, e também informará a professora sobre quem vai ler os textos referentes à aula anterior. Estes textos serão publicados no blog por um ou dois alunos que serão responsáveis por essa tarefa. Para isso, os textos devem ser enviados à professora via e-mail, corrigidos por esta e reenviados aos responsáveis por colocá-los no blog.
Outra actividade do início de aula será uma leitura pela professora de um excerto de um livro de ficção, conto, poema ou artigo de jornal ou revista. Os alunos também poederão fazê-lo. Esta bibliografia será registada no quadro e um aluno encarregar-se-á de tomar nota da mesma e colocá-la no blog.
Também as efemérides em cada dia assinaladas por um aluno e por vezes pela professora, terão um responsável por lembrar quem é o aluno que em cada dia se ocupará do assunto e o mesmo ou outro aluno colocá-las-á igualmente no blog.
Na próxima aula a professora anunciará quais são os temas do programa que pequenos grupos trabalharão para apresentarem à turma juntamente com uma pequena avaliação das aprendizagens pelos colegas, que depois corrigirão e classificarão.
Igualmente informará quais os temas para a investigação individual que cada um empreenderá ao longo do período. Relativamente a este trabalho, haverá obrigatoriamente uma vertente de escrita/literatura embora possa ter um suporte diversificado (foto, desenho, vídeo, etc) e a avaliação incidirá não apenas no produto, mas também muito no processo, cujos passos devem ser visíveis e claramente descritos.
Finalmente foi colocada a possibilidade de convidados trazidos pela professora ou/e pelos alunos para conversarem com a turma sobre temas directa ou indirectamente relacionados com o programa, e a realização de pelo menos três visitas de estudo (uma por período): a Lisboa do Renascimento, de Pessoa e do modernismo, filme sobre a História e Cultura de Lisboa no Padrão dos Descobrimentos, Convento de Mafra.
Finalmente os alunos foram informados que um dos vários tipos de textos que deverão ser privilegiados em termos de treino será o resumo, por desenvolver a capacidade de síntese, constituir um bom instrumento de estudo para qualquer matéria ou disciplina e ser absolutamente necessário o seu domínio pelos alunos que tencionem fazer exame a nível nacional.
Relatora: a professora Risoleta Pinto Pedro

Nenhum comentário: