segunda-feira, 2 de junho de 2008

Reflexão pessoal...

... acerca de um poema de Brecht e do Memorial do Convento

Durante toda a história, e assim o continuará a ser, somente as pessoas importantes são reconhecidas por terem tido as ideias ou simplesmente por estarem à frente dos projectos. Os reis, os príncipes, os políticos, estes sim ficam na história, quando quem deveria ficar eram os operários, que foram roubados às suas famílias e obrigados a trabalhar à força”amarrados em cordadas”, como aconteceu em Mafra.

Citando o poema de Bretch onde ele pergunta “Foram os reis que arrastaram os blocos de pedra?”, e pergunto também eu, foram? Claro que não! Seria com certeza um episódio engraçado ver suas altezas, com os trajes riquíssimos da época a arrastarem blocos de pedra, amarrados e obrigados a trabalhar pelos soldados e pelo povo.

Nenhum dos homens que sacrificou a sua felicidade e a sua liberdade foi glorificado e compensado pelo seu esforço, todos os Manéis, Josés, Pedros, cairam no esquecimento ou nem sequer chegaram a ser lembrados. Apenas ficou o João, quinto do nome na tabela real, que edificou um convento, o de Mafra, carregando ele próprio a sua abóbada e todas as pedras que o compunham, este pesava muito pouco e cabia talvez numa mesa, pois era apenas uma maqueta.

Mónica Santos, 12º K

Nenhum comentário: