sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Diário da Aula de 21 - Setembro - 07

Sexta-feira, dia 21 de Setembro de 2007


Foi a segunda aula de Português para a nossa turma, o 12º J. Ou seja, uma das aulas em que nos é dito directamente todo o programa de 12º de que já tanto tínhamos ouvido falar.

O que eu me lembro da longa batalha de leitura de alguns amigos que só me falavam do “tempo de transporte da pedra” do Memorial Do Convento! Acho que se tornou numa das minhas expectativas quanto ao livro, ao menos já compreenderei o desabafo que então nada me dizia…!

O programa pareceu-me diversificado. Gosto mais do Português do secundário pelo facto de tratar muito de leitura e pouco de gramática. Embora já tenha notado que a professora insiste que mantenhamos conhecimentos gramaticais. Quanto a isso tenho que falar do método que usou. A identificação de recursos através da leitura de poemas. Achei um bom método, mais cativante. O facto de iniciarmos as aulas com leitura de excertos também me parece uma óptima ideia, confere um bom ritmo à aula, e acaba por existir uma partilha de interesses.

As efemérides são um ponto de partida para o aumento da nossa cultura, pois há sempre uma ligação a fazer.

Tenho de admitir que uma apresentação de tão vastas ideias me assustou pois pareceu-me muito trabalho, quando pensando na nossa carga horária. Mas penso que o tempo não tem dado assim tanta razão a este receio.

Marta Nunes Romão nº19, 12ºJ

Nenhum comentário: