segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Relatório 2/10/07‏

Relatório da aula de Português da turma do 12º K do dia 2 de Outubro de 2007.

• Efeméride da professora: 1 de Outubro- Dia mundial da Música e da Árvore

• Efeméride da Ana Maria nº3: 2 de Outubro de 1968- A polícia mexicana disparou sobre 15 mil estudantes.
3 de Outubro de 1733- Nasceu Pina Manique (fundador da Casa Pia).

Faltou: Irina

A professora deu início à aula explicando aos alunos que as efemérides são usadas para relacionar acontecimentos que se estão a comemorar no dia-a-dia, com o programa de Português. Após este esclarecimento foram também tratados alguns assuntos da direcção de turma como a entrega dos papéis do horário de atendimento e as faltas.
Foi-nos ainda dito que vai ser feita uma aula, com data ainda a anunciar, para preparar o trabalho de grupo. Este deverá ter conteúdo para uma aula de 45 minutos e deve ainda ter uma ficha de avaliação com 4 ou 5 perguntas variadas (pequeno texto, definições, escolha múltipla).

De seguida a professora leu o poema XIV de Alberto Caeiro (heterónimo de Fernando Pessoa) da página 181 do manual, a propósito do dia mundial da música, de onde salientou a atitude poética dos seguintes versos:

“Falta-me a simplicidade divina de ser todo o sol do meu exterior.”

“Comovo-me como a água que corre quando o chão é inclinado.”

Leu ainda cinco pequenos poemas do livro de Bertolt Brecht (BRECHT, Bertolt. Poemas e Canções. Coimbra. Editora Almedina. 1975) referentes às efemérides trazidas pela Ana Maria, intitulados:

“Trepar às árvores”
“Os grandes” (crítica social)
“General, o teu tanque é um carro forte” (crítica social)
“Em tempo de escuridão”
“Quando toca a marchar, muitos não sabem”

Deu ainda o exemplo de como um poema pode ter apenas um verso, com o poema italiano de Giuseppe Ungaretti: “M’illumino d’imenso”.


Finalmente a professora continuou a ler o texto “Portugal no tempo de Camões” iniciado na aula anterior, da página 18 e 19 do manual. Este texto descrevia o contexto económico e político em Portugal no século XVI, as suas crises, perseguições e o absolutismo.
Após a leitura foi-nos dada a referência dos textos das páginas 20,21,22 e 23 para estudar. Estivemos ainda a rever a estrutura externa e interna e os três modos literários.
Já no final da aula escrevemos os sumários em atraso à excepção da lição nº4 e nº5.


Mónica Santos 12ºK nº19

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