terça-feira, 16 de outubro de 2007

Relatório da aula de Português da turma do 12º K do dia 25 de Setembro de 2007

Efeméride: 24 de Setembro: Dia Mundial do Mar

Faltaram os alunos: Alexandre Rodrigues; Andreia Silva; Irina; Miguel; Rui Pedro e Vítor.

A professora iniciou a aula relembrando as tarefas incumbidas aos respectivos alunos, recordando a necessidade de nomear os seus substitutos, em caso de ausência na aula.
De seguida, fez circular a planta da sala, onde ficou definido o lugar de cada aluno.
A professora fez referência ao regulamento interno da escola (Cap. III- Comunidade Escolar; art. 23º Alunos: entre as páginas 24 e 27), relativamente à assiduidade e justificação das faltas.

Para esclarecimento da turma, a professora apresentou-nos um modelo de relatório, para que nos possamos orientar.

Foram definidos os grupos de trabalho para a apresentação dos temas nas próximas aulas, que nos foram fornecidos pela professora na aula anterior.

As datas das apresentações são:

Dia 18 de Outubro – Renascimento, Classicismo, Humanismo;
Dia 6 de Novembro – Conceitos da narrativa, lírica e épica; Sebastianismo e Quinto Império;
Dia 13 de Novembro – A geração de Orpheu; Modernismo e os seus “ismos”.

Foram mencionados os temas para os trabalhos individuais que deverão ser entregues à professora na semana de 3 a 7 de Dezembro e as apresentações deverão ser efectuadas de 10 a 14 de Dezembro. Apenas na próxima aula, os alunos comunicam quais os temas escolhidos.

Os temas propostos são:

- A revista Orpheu e os modernistas; como entender hoje o que representou então este gesto radical? - Fernando Pessoa e a cidade- ecos dos passos do poeta; transparências do seu olhar.- A simbologia na Mensagem; que representa hoje para nós?- O(s) herói(s) d'Os Lusíadas e sua actualidade; que ecos persistem hoje deste heroísmo na literatura e na vida?- Os Lusíadas: história narrada, cantada, evocada, sugerida, descrita, inventada, recontada, deformada? Como seriam Os Lusíadas de hoje?- Reflexos de Camões em Pessoa? Os Lusíadas espelhados na Mensagem? Onde? Como?- Fernando Pessoa: desmascarar o poeta - onde acaba a realidade? Que há para lá do fingimento? Qual a máscara? Qual o rosto?- Nacionalismo e/ou Universalismo? Onde? Como? E hoje, que ficou disso?

A professora fez referência ao facto de que o trabalho deve incluir texto original dos alunos, com reflexões pessoais e que ainda poderemos enriquecê-los com imagens (de preferência elaborados pelo autor/a) e sons relacionados com os temas. O trabalho poderá ser apresentado em papel, acetato, vídeo, power – point, entre outros, e deverá ainda ter um título pessoal.


A propósito da efeméride e do tema da aula, foi lida a estrofe 20, do canto V de Os Lusíadas.

«Ia-se pouco e pouco acrecentandoE mais que um largo masto se engrossava;Aqui se estreita, aqui se alarga, quandoOs golpes grandes de água em si chupava;Estava-se co as ondas ondeando;Em cima dele hüa nuvem se espessava,Fazendo-se maior, mais carregada,Co cargo grande d'água em si tomada."

Por fim a professora leu-nos uma crónica da sua autoria, baseada no verso “Estava-se co as ondas ondeando” da estrofe referida anteriormente, onde realça a beleza e o encanto dos Os Lusíadas
Sara Nunes Nº 22

Nenhum comentário: