sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Diário de 17 de Outubro de 2007

Diário de 17 de Outubro de 2007

Cheguei cinco minutos atrasado, estamos a meio do 1º período e ainda não sei as salas onde tenho aula, no entanto só encontro presente metade da turma.
Deparo-me com as mesas dispostas duma forma que nada têm em comum com a sua habitual disposição. Ignoro a planta da sala, tal como os meus colegas, até porque não temos forma de a “cumprir”.
O início da aula atrasou-se mais que o habitual pelo facto dos alunos se terem de integrar nesta nova forma de organização. Ainda por acréscimo perdemos outros cinco minutos com pormenores relativos à direcção de turma.
A professora mostra-nos como a função do diário e do relatório não só é importante a seu ver, para a aula de Português, como épara outras disciplinas, (nomeadamente de projecto) a professora de projecto sensibilizou os outros professores para a importância de falarmos em público para ganharmos uma maior à vontade na oralidade.
A aula finalmente começa: a Marina lê o seu relatório, bem escrito, mas extremamente incompleto, para contrastar, segue-se a Margarida que lê o seu relatório, que para além de estar bem escrito, tem pormenores extremamente minuciosos. No fim da leitura dos textos a professora diz-nos que vamos ter uma aula “pesada”, deixando-me assim um pouco transtornado, transtorno este que foi aliviado ao ouvir a boa notícia: as leituras do excerto de um texto iam voltar... Sendo que desta vez havia uma alteração: consoante a nossa vontade podiam-se realizar no meio ou no fim da aula, em vez de ser no princípio. Para decidir esta questão, a professora sugeriu uma votação de braços no ar. Acabou por ganhar a velha rotina de o texto ser lido no início da aula apesar de, a meu ver, (até pelo facto de irmos ter uma aula “pesada”) ser muito mais agradável se esta leitura fosse feita a meio da aula, para podermos relaxar um pouco.
Segue-se a leitura deste mesmo excerto, de que apesar de ter gostado, tive algumas dificuldades em interpretar a parte inicial, isto derivado não só ao Português bastante trabalhado (que acabou por se tornar pouco directo) assim como pelo barulho miudinho que pairava na sala.
Finalmente passámos à análise d’Os Lusíadas onde a professora tem feito um óptimo trabalho, pois ajuda-nos a estudar fazendo referência já às partes importantes da matéria, o que nos facilita imenso o estudo em casa. Por esta parte da aula nos ser tão útil e nos facilitar a vida, fiquei chateado por me ter esquecido de trazer o livro de Português para tirar apontamentos.
E assim se passou mais uma aula de português.

David Monteiro, nº8, 12ºK

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