segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Trabalho de grupo 12º I

Narrativa, Lírica e Épica

(materiais usados na aula “dada” por Maria Galhano, Ana Neto, Mónica e Carol)

Narrativa – O conceito

· A narrativa é um dos três modos literários, ao lado da lírica e do drama.

Categorias da Narrativa

· Narrador – Quem conta a história.

· Acção – Acontecimentos da história.

· Personagens – Quem desempenha a acção.

· Espaço – Onde decorre a acção.

· Tempo – Quando se passa a acção.

Lírica

· Exprime a onda afectiva, emocional e sentimental do sujeito emissor.

· O poeta fala directamente com o leitor.

· Às vezes (nem sempre, e actualmente pouco) a poesia é feita em rimas.

Épica

· Texto poético predominantemente narrativo, dedicado a fenómenos históricos, lendários ou míticos considerados representativos duma cultura em tom grandioso.

Narrativa

Define-se narração como sendo o acto de contar uma história.

O texto narrativo é um relato escrito de acontecimentos ou acções no qual devemos ter em consideração: a história que ele conta e o discurso narrativo que o caracteriza. Assim, a história será o conteúdo do acto narrativo.

O narrativo é normalmente o mais usado dos três grandes modos literários, encontra-se principalmente nos romances, nas novelas, nos contos, nos mitos bem como nas lendas.

A narrativa literária costuma apresentar-se em prosa, mas pode também ser escrita em verso (Epopeia “Os Lusíadas”).

Categorias da Narrativa

Narrador – “Quem conta a História”.

Pode estar presente ou ausente, da acção narrada, isto quer dizer que pode ser um narrador participante ou não participante.

Pode ser objectivo ou imparcial, o que quer que é um narrador que não expressa a sua opinião nem faz comentários pessoais sobre o que conta, ou pode ser subjectivo ou parcial isto é, um narrador que dá a sua opinião e que faz comentários pessoais sobre o que conta.

Pode revelar um conhecimento sem limites, dando todas as informações, pormenorizando a história, ou pode revelar um conhecimento limitado, dando menor quantidade de informação sobre a história.

Acção – “Acontecimentos da História”

Momentos determinantes, a situação inicial, as peripécias, o ponto culminante e o desfecho ou desenlace, sendo possível distinguir os acontecimentos principais dos acontecimentos secundários.

Os acontecimentos podem ser ordenados de acordo com a sua sucessão na história – Ordem Real – ou ordenados pela ordem que o narrador decide contá-los – Ordem Textual

Pode ser uma acção aberta se permitir ao leitor imaginar a continuação da história, ou uma acção fechada, dando uma conclusão definida à história.

Personagens – “Quem desempenha a acção”

Personagem principal ou protagonista é quem desempenha o papel mais importante, personagens secundárias, são as que têm um papel menos destacado e os figurantes não têm papel específico, contribuem apenas para a criação de ambientes.

Podem ser caracterizados fisicamente pelo seu aspecto exterior, ou psicologicamente pelos seus sentimentos ou comportamentos.

Espaço – “Onde se passa a acção”

Pode ser descrito com maior ou menor detalhe, servindo-se o narrador de adjectivos ou expressões equivalentes, para caracterizar os seus diversos aspectos, de substantivos, para enumerar, do pretérito imperfeito e dos articuladores de lugar, expressões que guiam o leitor através do espaço descrito, localizando tais aspectos.

Tempo – “Quando se passa a acção”

Permite saber quando se passa a acção e a ordem dos acontecimentos, que fazem parte dessa acção, onde o narrador se serve dos articuladores de tempo, expressões que permitem ao leitor aperceber-se da sucessão desses mesmos acontecimentos. Pode ser identificado como tempo cronológico, quando são dadas ao leitor marcas da sua passagem, ou como tempo histórico, quando as suas marcas permitem saber qual a época histórica em que se forma a acção.

Lírica

A poesia lírica é uma forma de poesia que surgiu na Grécia Antiga, e originalmente era acompanhada a lira, daí a poesia lírica. O poeta fala directamente ao leitor, representando os sentimentos, estado de espírito e percepções dele ou dela.

A maioria da poesia lírica é feita em rimas, embora como em toda regra, existam excepções.

Feita para ser cantada ou acompanhada de flauta e lira (daí o lírica).

Épica

Designação de origem grega para o género literário também chamado epopeia, poesia épica, ou poesia heróica, que denota um texto poético, predominantemente narrativo, dedicado a fenómenos históricos, lendários ou míticos considerados representativos duma cultura. O vocábulo pode igualmente estender-se a um conjunto de acontecimentos históricos percorridos por um determinado “ambiente” mitificador.

. A epopeia eterniza lendas seculares e tradições ancestrais, preservadas ao longo dos tempos pela tradição oral ou escrita. Os primeiros grandes modelos ocidentais de epopeia são os poemas homéricos a Ilíada e a Odisseia, os quais têm a sua origem nas lendas sobre a guerra de Tróia.

Lusíadas - o tom épico na exaltação dos feitos dos navegadores e guerreiros

As armas e os barões assinalados,

Que da ocidental praia Lusitana,

Por mares nunca de antes navegados,

Passaram ainda além da Taprobana,

Em perigos e guerras esforçados,

Mais do que prometia a força humana,

E entre gente remota edificaram

Novo Reino, que tanto sublimaram;

Um poema épico ou epopeia é um poema heróico narrativo extenso, uma colecção de feitos, de factos históricos, de um ou de vários indivíduos reais, lendários ou mitológicos. A epopeia eterniza lendas seculares e tradições ancestrais, preservadas ao longo dos tempos pela tradição oral ou escrita. Os primeiros grandes modelos ocidentais de epopeia são os poemas homéricos a Ilíada e a Odisseia, os quais têm a sua origem nas lendas sobre a guerra de Tróia. A epopeia pertence ao género épico, mas embora tenha fundamentos históricos, não representa os acontecimentos com fidelidade, geralmente reveste os acontecimentos relatados com conceitos morais e actos exemplares que funcionam como moldes de comportamento.

«poeta épico, sem se opor à verdade histórica, embeleza-a com artifícios poéticos»,

Teste

1 – Quais são os três modos Literários?

a) Narrativa, Romance e Épica.

b) Narrativa, Lírica e Épica.

c) Narrativa, Lírica e Drama.

2 – Enumera as Categorias da Narrativa.

3 – Define Lírica.

4 – Por que se considera que Os Lusíadas têm um tom épico?

Nenhum comentário: