sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Relatório

Deu-se inicio à aula número 11, terça-feira, dia 23 de Outubro de 2007, começando por se ler o relatório do João, número 12, seguindo-se por uma recolha, feita pela delegada de turma, dos recibos dos encarregados de educação acerca da informação sobre a reunião com os encarregados de educação dos alunos do 12ºK.
A professora Risoleta leu-nos um excerto do livro sobre o Capitão Passanha, cujo tema era os preparativos para dar apoio aos chineses. Este livro tem um vocabulário marítimo específico, com direito posterior a esclarecimento de dúvidas.
Está previsto que, já na próxima aula, a Professora consiga dar-nos mais informações sobre a matriz do teste de português, no próximo dia 30 de Outubro, e, incluí-la igualmente no blog da disciplina.
O David executa perfeitamente o seu cargo e relembra a professora para escrever os sumários em falta, que são os seguintes: “Análise da Dedicatória e do início da narração. Interpretação e aspectos estilísticos” no dia 16 de Outubro, e “Apresentação de uma aula dada por um grupo de alunas sobre Classicismo, Renascimento e Humanismo”, sumário do dia 18 de Outubro.
A professora faz um breve resumo do episódio d’Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões, o “Consílio dos Deuses” no Olimpo. Continuámos a leitura da segunda parte do episódio, estrofe 33 a 40, parte de Vénus e Marte, estes opondo-se a Baco ou Dionísio (na mitologia grega) com argumentos, da parte de Vénus, de afecto e respeito pelos portugueses, lido pelo Miguel.
Continuamos a analisar a obra épica de Camões lendo os seguintes episódios: em Melinde, e Inês de Castro.
A professora leu-nos ainda um poema de Miguel Torga sobre o romance de Inês de Castro e D. Pedro.
Fomos esclarecidos que existem três modos literários: a narrativa, a lírica (n’ Os Lusíadas, esta parte é constituída pelos desabafos do poeta) e o drama.
Foi-nos ainda explicado em que consistia uma pergunta retórica, isto é, uma pergunta que não espera resposta mas apenas a reflexão do receptor.
No fim da aula, foi posto um desafio à turma: ler uma estrofe do episódio de D. Inês de Castro em conjunto e em voz alta.
O dia 23 de Outubro foi o dia internacional das bibliotecas escolares e o sumário do mesmo dia foi: “Conclusão da análise do “Consílio dos Deuses”, momentos líricos: as reflexões do poeta. Leitura de um poema sobre Inês de Castro, de Miguel Torga. Exercício em voz alta de uma estrofe do episódio de D. Inês de Castro”.

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