domingo, 9 de dezembro de 2007

Relatório da aula de Português do dia 25 de Outubro de 2007;

Deu-se inicio à aula com o aluno ………. a ler o diário da aula passada, o qual deveria ser mais pessoal, segundo a avaliação da professora. O relatório não foi apresentado pela aluna ……………, que se comprometeu a apresentá-lo na próxima aula.

Entretanto, a professora relembra à turma a entrega das confirmações de presença dos encarregados de educação na reunião que se realizava nesse mesmo dia ao fim da tarde e, aproveita para falar sobre a tolerância das faltas e das suas respectivas justificações.

Depois a professora começa por ler um excerto do livro O Capitão Passanha, de Mário de Carvalho, que vem a propósito do mar e da viagem relatada n’ Os Lusíadas, onde um barco de piratas chineses é salvo pelo barco que transporta Maria Eduarda.

Seguidamente a professora começa a explicar o teste e a matéria que irá sair, relembrando que esta estará disposta na matriz que se encontrará no blogue ijotakapa.blogspot.com.

Assim, sairá no teste uma estrofe de um episódio já estudado d’Os Lusíadas, que deverá ser analisada gramaticalmente. Nas perguntas de interpretação, haverá perguntas directas sobre aspectos relacionados com o estudo d’Os Lusíadas (como a sua estrutura externa e interna; a distinção entre narração e de descrição; os três planos narrativos; etc.). Haverá também um texto para completar, texto esse que poderá ter como tema um dos cinco que a professora propôs para uma pergunta de desenvolvimento no teste (Renascimento, Classicismo e Humanismo; A epopeia Clássica; o Tempo de Camões; a Linguagem n’Os Lusíadas e a Mitologia n’Os Lusíadas). Por fim, foram relembradas as figuras de estilo estudadas (Metáfora; Hipérbole; Animização; Personificação; Apóstrofe; Neologismos; Arcaísmos; Sinédoque; Metonímia; Antítese; Paradoxo; Aliteração; Anáfora; Perífrase) e explicada a diferença entre Personificação e Animização (Sendo a personificação a atribuição de características humanas a animais ou coisas e a Animização a atribuição de características animadas a seres humanos ou coisas).

Depois da explicação da matriz, deu-se início à continuação da aula anterior sobre o estudo d’Os Lusíadas, respectivamente o episódio de Inês de Castro (página número 47), começando por relembrar à turma que a obra é escrita na narrativa, mas com momentos líricos, que se apresentam normalmente em desabafos do poeta no final dos cantos mas também em alguns episódios, como o de Inês de Castro, escritos com uma função emotiva ou expressiva.

Seguidamente deu-se início à análise da estrofe número 118, com especial atenção ao arcaísmo no significado da palavra “mesquinha” relativamente a D.Inês de Castro, que aparece no contexto de fragilidade e de desprotegida.

Por fim, a professora procede à leitura do poema de João Miguel Fernandes Jorge – “De como el rei D.Pedro disse a D.Inês por sua mulher recebida e da maneira como ele a teve”, e para finalizar a aula pergunta por dúvidas para esclarecer e relembra que só sairão episódios já estudados.

Joana Rosa, nº11 / 12ºK

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