quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Diário da aula de 11 de Janeiro


Logo no início da aula, com a rapidez pouco acompanhada pelos alunos, a professora leu mais um conto daquele delicioso livro. Logo na leitura do primeiro conto pensei que tinha de ir ver se o livro existe na estante da minha mãe, ou se faço mais uma encomenda “aos Bulhosa”. O livro é fantástico. Ouvimos então “Quem se Contenta”. Óptima escolha, para não nos esquecermos de Sttau Monteiro e do seu contexto. O conto é uma excelente metáfora, por exemplo para a ditadura de Salazar “um país onde era tudo proibido (…) não havia ninguém que achasse mal ou não se adaptasse” lembra-nos da tal síntese da “insólita felicidade”. E fala mesmo de um 25 de Abril “aí, o povo fez a revolução”. O que logo captou a minha atenção, pois é um tema que mexe comigo, que me desperta, que me interessa…! Espero sinceramente que falar do Estado Novo, e analisar a sátira, do até agora muito interessante, Sttau Monteiro, aliado à própria professora, inspire de dê juizinho às cabecinhas que me quiseram “espancar” quando orgulhosamente afirmei que assinei a petição do Movimento Anti-Fascista contra um museu com o nome do tal senhor que até defendem… Espero!

Seguiu-se o “Opiário”. Não gostei muito… É interessante claro, mas eu não interpretaria tal frases tão “alucinadamente”, são tormentos reais do poeta. Mas no meio das tormentas, algum “humor” com “sou lunático, mas não católico”.

Já o “Manifesto Anti-Dantas” é genial! Divertidíssimo, um autêntico gozo com o escritor Júlio Dantas. Apesar de ser agressivo, é hilariante…! E Mário Viegas interpreta-o com igual genialidade. “(…) faz tudo bem…menos escrever, que é o que ele faz”. É tudo num tom provocatório com muito humor, uma boa maneira de tratar um desagrado. Esta gravação lembrou-me tanto o teatro, expressão dramática, lembrou-me dos grupos de teatro escolares onde estive, e deu-me uma imensa saudade… Saudade de não ter de definir e limitar os sonhos.

Marta Romão nº19 – 12ºJ

Nenhum comentário: