segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Diário

11.01.08

A chuva, provavelmente, causou um efeito de excitação geral. Não sei se será mesmo por este motivo, mas prezo a minha vida, e digo que sim, assim ficamos todos conformados.

Estou para aqui a pensar por que será que a professora pediu para fazer o diário. Será que está a espera que a chuva germine inspiração nestas mentes? Talvez, visto que todas as aulas são iguais a todas, uma “seca” portanto, e a única diferença, é a chuva.

Num misto de “que seca de diário” e “sono” (sim, já estão tão presentes no meu quotidiano que penso ser já um novo “eu”, como o Fernando Pessoa e para mim são “sentimentos”) a aula, corajosamente, por entre burburinho (o habitual) e a espera que as pessoas chegassem, devagar como sempre.

Mas afinal, esta aula não foi uma aula qualquer. Ouvimos dois poemas. Um, de Fernando Pessoa (mais precisamente do seu heterónimo Álvaro de Campos) o outro de Almada Negreiros. Particularmente... gostei mais do poema do Pessoa. Não sei se pelas palavras, não sei se por tudo o que lá está escrito estar muito próximo da nossa realidade. (sim, espero que todos se tenham identificado com o poema, caso contrário, sou uma “freak” e não sabia) sentia-se uma profunda negação à vida, mas por outro lado, senti também um profundo amor pela escrita... o que não deixa de está indirecta ou directamente, ligado à vida, num misto de querer e não querer viver, pois tinha muitos conflitos internos, mas de querer viver, para passar isso tudo para papel. Adorei mesmo.

Já o segundo... "pelo amor da santa!". Sim, tinha muita piada... mas acho que um homem inteligente como deveria ser o senhor Negreiros, com certeza arranjaria insultos mais inteligentes, e com mais teor do que os que proferiu. Achei piada, mas à linguagem já não. Sim, percebo que tenha a ver com a tal corrente artística, mas não gostei.

E pronto, acho que nesta aula aprendi que sempre que chover, já temos um mote para começar a fazer diários, por isso, meninos e meninas... estejam atentos às noticias.

"Brincadeirinha!"



Caroline Masson

Nenhum comentário: