segunda-feira, 31 de março de 2008

Ainda a propósito de Saramago e pontuação

Do blog
escritacriativa.com
transcrevo:

Contos : Pontuação (em defesa de Saramago)
Enviado por PedroVentura em 20/03/2007 23:06:03 (213 leituras internas) Contribuições deste autor

Quando falo com alguém sobre a arte das palavras escritas e enuncio o nome de Saramago, as opiniões dividem-se. Na maior parte das vezes, há um torcer de nariz. Por norma, as críticas apontam para os enormíssimos parágrafos e descrições do autor, para as suas orientações políticas, mas principalmente para escassez de pontuação. Nos livros de Saramago, somos nós leitores que vamos fazendo as pausas no texto. À medida que vamos coabitando com os seus livros, a leitura torna-se fluida. Se acham que a falta de pontuação do nosso ilustre Nobel é um entrave para deixar os seus livros na prateleira a apanhar pó, enganem-se. E a partir desta frase, tomem bem atenção.
Aqui há dias li um texto vírgula onde a inovação literária me deixou um tanto irritado e com a cabeça a andar à roda ponto O conteúdo do texto era interessante vírgula mas o autor tinha uma maneira muito peculiar e estranha de pontuar as suas frases ponto Não usava a pontuação vírgula tal como a nós conhecemos ponto Como já devem ter reparado vírgula a sua pontuação era feita como nestas últimas frases ponto Inovador ponto de interrogação Eu não acho ponto
Quem lesse esse texto, com toda a certeza que nunca mais iria falar na forma de pontuação de Saramago e talvez, com alguma vontade e deixando os preconceitos de lado, começasse a pactuar comigo o gosto por este grande mestre literário.


2005

Nenhum comentário: