segunda-feira, 10 de março de 2008

Diário

Diário da aula do dia 19 de Fevereiro

Na aula do dia 19 de Fevereiro começámos por ouvir a professora Risoleta a ler um texto que se chama “ A tribo de olhos postos no céu”. Adorei este texto porque descreve precisamente o que acontece nos dias de hoje quando há uma guerra. E infelizmente a guerra acontece um pouco por todo o Mundo. Depois lemos alguns poemas do heterónimo Álvaro de Campos, e simplesmente adorei dois poemas dele, “Dactilografia” e “O que há em mim é sobretudo cansaço”; adorei porque revejo-me neles em algumas alturas da minha vida.

No poema “Dactilografia”, quando o li fez-me lembrar quando quero estudar e a minha alma não está no meu corpo, está mesmo bem longe da minha cadeira e da minha secretária, tento concentrar-me ao máximo e só consigo ouvir o comboio lá fora, o barulho da luz acesa e até mesmo as batidas cardíacas. Os meus olhos não precisam pestanejar, desfoco-os e vendo tudo mas não vendo nada, vagueio na minha imaginação, imaginando o impossível no meu castelo encantado. Mas um barulho suave, mas um barulho, faz quebrar todo o encanto do momento onde deveria supostamente estar a estudar. Abro os olhos para os livros e recomeço tudo de novo.

Mais tarde quando a professora leu o poema “O que há em mim é sobretudo cansaço” parecia que eu é que tinha escrito aquele poema, claro não com a clareza nem a magia que Fernando Pessoas escreveu, mas as ideias e os sentimentos que por vezes sinto estão lá. A descrição clara e vibrante fez-me só concentrar na voz da professora. Eu revejo-me neste poema quando estou num dia exactamente cansada de tudo, farta do que me rodeia e vendo que no mundo em que vivo, afinal não é tudo tão cor de rosa como eu gostaria que fosse, ver que existe pessoas com más intenções e que nem olham a meios e nem pensam nas consequências dos seus actos. Sei que não vou mudar o mundo, mas posso contribuir para que ele seja melhor, e vou continuar a dizer o que penso quando sei que o que está correcto não é fazer o que está incorrecto.

Tocou.

Assim se passou mais uma aula de Português, mas esta sem dúvida diferente das outras.

Ana Santos

Nº 2

12º K

Nenhum comentário: