segunda-feira, 10 de março de 2008

Entre o rodar da torneira e o cair da água, exercício de estilo imitando um heterónimo de Pessoa:

O Apelo à água

Ainda agora me levantei

Já estou na banheira

A rodar a torneira

À espera que a água me toque na cara

E penso, esta água

Que passa por canos, tubos, filtros!

Oh! Água límpida e pura

Passas por tudo, e passarás por mim!

Imagino-me uma gota

No meio da imensa água

Nasço entre terra e pedras

E toco-as, à terra e às pedras

Continuo de viagem, num imenso rio

Sempre a circular, e nunca parar.

Eu vejo e sinto os peixes!

Diferentes peixes

De rios

De mares

Sim, o grande mar,

Tanto por tocar, não sei onde começar

Oh! Espera, eu estou a voar!

Não sou gota, sou ar

Acumulo-me com outras

E já sou uma tempestade!

Um remoinho, no ar; Oh! Espera lá estou

Eu, em Água!

Volto a cair… na minha própria cara

E lá estava eu no chuveiro.

Ana Vilar nº5 12ºJ

Nenhum comentário: